segunda-feira, 23 de setembro de 2013

APOLOGIA EM FAVOR DOS CRISTÃOS (ao imperador Adriano)


Aristides de Atenas, séc. II d. C.

Descendência dos cristãos

"Os cristãos, porém, descendem do Senhor Jesus Cristo, e este é confessado como Filho de Deus Altíssimo no Espírito Santo, descido do céu para a salvação dos homens. Gerado de uma virgem santa, sem germe nem corrupção, encarnou-Se e apareceu aos homens, para afastá-los do erro do politeísmo. Tendo realizado sua admirável dispensação, experimentou a morte por meio da cruz, de espontânea vontade, conforme uma grande economia [divina], e três dias depois ressuscitou e subiu aos céus. Ó rei, podes conhecer a glória de sua vinda, se leres aquela que, entre eles, se chama Santa Escritura evangélica."

Tradição apostólica

"Jesus teve doze discípulos que, depois de Sua ascensão aos céus, saíram para as províncias do império e ensinaram a grandeza de Cristo, de modo que um deles percorreu nossos mesmos lugares, pregando a doutrina da verdade. Daí porque, os que ainda servem à justiça da sua pregação são chamados cristãos. Estes são os que, mais do que todas as nações da terra, encontraram a verdade, pois conhecem o Deus criador e artífice do universo em Seu Filho unigênito e no Espírito Santo, e não adoram outro Deus, além desse."

Moral

"Eles têm os mandamentos do mesmo Senhor Jesus Cristo gravados em seus corações, e os guardam, esperando a ressurreição dos mortos e a vida do século futuro. Não adulteram, não fornicam, não levantam falso testemunho, não cobiçam os bens alheios, honram o pai e a mãe, amam o seu próximo e julgam com justiça. Não fazem aos outros o que não querem que se faça a eles; aos que os ofendem, eles exortam e procuram torna-los amigos; empenham-se em fazer o bem aos inimigos, são mansos e modestos; abstêm-se de toda união ilegítima e de toda impureza; não desprezam a viúva e não entristecem o órfão; aquele que possui, fornece abundantemente para aquele que nada tem; se veem um forasteiro, acolhem-no sob seu teto, e alegram-se com ele como verdadeiro irmão, porque não se chamam irmãos segundo a carne, mas segundo a alma..."

"Estão dispostos a dar a vida por Cristo, pois guardam com firmeza os seus mandamentos, vivendo santa e justamente conforme ordenou o Senhor Deus, dando-Lhe graças em todo momento pela comida, bebida e outros bens..."

Exortação

"Este é, portanto, o caminho da verdade, que conduz todos os que por ele caminham ao Reino Eterno, prometido por Cristo na vida futura. E para que saibas, ó rei, que não digo essas coisas por minha própria conta, inclina-te sobre as Escrituras dos cristãos e verás que não estou dizendo nada além da verdade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário